quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Festas econômicas - Algodão doce caseiro para festas


Algodão doce caseiro para festas

Ingredientes :
4 xícaras (800g) de açúcar
1 xícara (240ml) de Karo (glucose de milho)
1 xícara de água
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha ou outro sabor
2 gotas de corante na cor desejada (para obter o tom dourado não use nenhum corante)

Modo de preparo :
Em uma panela grande, misture o açúcar, a glucose, a água e o sal. Mexa em fogo médio até dissolver o açúcar. Com um pincel mergulhado em água, vá limpando os lados da panela para remover o açúcar que ficou grudado (isso evita a formação de cristais de açúcar na hora da fervura da calda). Aumente o fogo, coloque o termômetro e NÃO MEXA mais. Deixe ferver até atingir 160 graus. Retire do fogo, acrescente a essência e o corante (se for usar) e mexa.
Forre a superfície de trabalho com papel manteiga ou use uma folha de silpat.
Mergulhe a ponta do fuet decapitado na calda de açúcar e suspenda por um tempinho sobre a panela para escorrer o excesso de calda. Segure o fuet de cabeça para baixo a 30cm de distância do papel manteiga, e balance pra frente e pra trás formando fios finos de açúcar no papel. Repita a operação até obter um pequeno ninho de açúcar.
Imediatamente enrole esse ninho em volta de um palito de madeira. Se você demorar, o ninho de açúcar vai endurecer e se quebrar ao invés de se moldar ao palito. Apoie o palito em um copo e faça mais camadas repetindo toda a operação, até obter um algodão doce do tamanho desejado.
Sirva imediatamente para não derreter! Se precisar guardar, coloque em um recipiente hermético, pois o algodão doce não pode ter contato com a umidade .
Dica : Outra opção é servir o  algodão doce no copo personalizado .



2 comentários: