segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dicas e Truques - Apreenda a Personalizar Festas










Dicas e Truques - Apreenda a Personalizar Festas

Para fazer personalização de festa em casa você precisa ter tempo, conhecimento, paciência e gosto pela coisa. E uma verba disponível para comprar o material necessário.
Existem vários editores gráficos ou editores de imagem. Para alteração e criação de imagens digitais, os mais usados são: Photoshop e Corel PhotoPaint, seguidos pelo Photoscape, Pixia, Gimp e outros. Para imagens vetoriais, Corel Draw e Adobe Illustrator. Eu uso e sempre usei o Photoshop porque gosto e considero o melhor. Hoje estou usando a versão CS5, mas preferia o CS3.


Por onde começar :

Para que você possa desenvolver as artes é imprescindível ter conhecimento em Photoshop ou outro editor gráfico. Sem isso, os outros passos não têm sentido. Mas você sempre pode aprender!

Tendo conhecimento, você pode criar as artes literalmente ou pegar os moldes prontos pela internet a fora e só alterar para que fique como você deseja. Moldes de toppers de cupcake, banner em formato de bandeirinha, molde de rótulo para água, etc. Tem de tudo.

Resources / Recursos :


Cores e Padrões: Você pode criá-los ou procurar por patterns prontas e daí alterar. Exemplo de padrões: listras e poás. Tendo um molde, fica mais fácil e você faz todas as alterações necessárias. Eu gosto muito do COLOURlovers, que tem milhares de palettes e patterns, entre outras coisinhas. Crie uma conta para poder salvar as coisas que você gostar. Por exemplo, você quer um plano de fundo em poá. Digita no campo de busca “polka dot” e pronto. Aparecem várias patterns de bolinhas. Para listras, stripes. E assim por diante.

Banco de imagens: “Ah, eu quero uma festa com tema bailarina, tenho conhecimento em editores gráficos, mas não sei desenhar. O que eu faço?” Compra a imagem dos bancos de imagem. É só pesquisar por images ou stock images no Google e logo você acha um banco de imagens atrás do outro. Por exemplo, você quer uma festa de ursinhos, pesquisa algo assim: “stock images baby bear vector” e pronto. Achará várias imagens, tendo apenas que identificar quais são de bancos que você possa comprar a imagem em alta resolução. A dica é sempre pesquisar em inlgês e adicionar a palavra “vector” no final. Para comprar, tem que ver o tipo de licença, o que permite, etc. E normalmente é tudo gringo, ou seja, em inglês, compra em dólar e com cartão internacional.

Resolução das Imagens :

Não adianta achar uma imagem do que você quer no Google e tentar usar porque ela provavelmente não estará numa boa resolução. Para uma impressão decente, você precisa trabalhar com uma resolução de no mínimo 300 dpi (pontos por polegada)

Impressão :


Que as impressoras laser são muito melhores que as jato de tinta todo mundo sabe. As impressões são mais profissionais, perfeitas. Mas, também dá pra trabalhar numa boa com uma jato de tinta, que usa cartucho ao invés de tonner. Tem um comparativo bem legal entre impressoras jato de tinta e laser .
Tem que ser copiadora porque as gráficas só aceitam imprimir grandes quantidades, o que não é o caso quando fazemos as festas dos nossos pequenos. O preço é cobrado por folha e normalmente uma impressão colorida custa de R$1,20 a R$1,60, depende do lugar. Eu sempre levei meu próprio papel porque as copiadoras normalmente trabalham com papel Vergé ou Couché e esses não são tão bons para esse tipo de impressão. Fora que levar o papel ajuda a diminuir um pouquinho o preço também. Ah, as cores no monitor são um pouco diferentes das cores impressas, por isso, antes de sair imprimindo tudo, faça um teste para ver se a cor é realmente o que você procura.

Papéis :

A gramatura e apresentação do papel são muito importantes e você deve levar em consideração o tipo da impressora que irá usar antes de comprá-lo. Existem papéis específicos para cada tipo de impressora. Eu por exemplo, comprei Papel Fotográfico (que não tinha a especificação Glossy), para usar na minha impressora jato de tinta. Resultado: tive que imprimir várias coisas de novo porque a tinta borrou e ficou mais clara. No meu caso, com uma impressora jato de tinta, o mais indicado seria Papel Fotográfico Matte ou o Opaline. As lojas tem uma infinidade de papéis que você pode usar, vai da sua preferência e da finalidade que você dará a eles. Cada item pede certo tipo de papel e gramatura, mas eu não aconselho utilizar uma gramatura menor que 160 ou 180.
Os papéis mais usados para papelaria festa (normalmente no tamanho A4) são:
Couché
Filicoat
Opaline
Canson
Papel Fotográfico Glossy (a prova d’água) ou Matte (fosco)
Papel Adesivado ou Etiqueta (acabamento Glossy também)
Para os convites, prefira um papel com uma gramatura maior, para que fique mais firme e mais apresentável. Eu usei Papel Fotográfico Glossy gramatura 230.
Para os envelopes, você pode comprá-los prontos já na cor e tamanho da sua preferência, ou confeccioná-los com um papel diferente, como o papel de scrapbook, por exemplo, que tem muitas opções de cores, padrões e acabamentos. Eu usei dois tipos de papel scrap, um de listrinhas e outro de bolhas. Para os toppers e wrappers de cupcake ou de docinho, food labels, tags diversas, chapeuzinhos, etc, você pode usar Papel Fotográfico Glossy ou Matte ou Papel Opaline, que eu gosto muito também. Esse ano eu usei o Papel Fotográfico Glossy, no ano passado usei o Opaline. Para os rótulos de água, tags adesivas diversas e etiquetas, use Papel Adesivado ou Etiqueta (sem cortes, a folha é inteira adesiva).

Cortando suas artes :

Máquinas de Corte: Exitem máquinas geniais que cortam todo tipo de formato que você possa imaginar. Como a Silhouette ou a Cricut por exemplo. Em alguns casos elas têm diferentes indicações, mas opiniões sobre ambas são bem favoráveis. São máquinas caras, então não vale a pena comprar somente para fazer as artes da festa do seu filho ou filha uma vez por ano.

Refiladoras de Papel ou Guilhotinas:


Eu comprei uma refiladora e adorei. Serve para todo tipo de corte reto. Só atente para a quantidade de folhas que a lâmina corta e outros detalhes. De preferência, veja as opções de guilhotinas e refiladoras pessoalmente. Se você não quiser comprar uma refiladora ou guilhotina, pode levar sua papelaria para cortar em uma copiadora. Mas somente as coisas de corte reto.

Furadores: Os famosos e indispensáveis furadores existem em diversos formatos: formas geométricas, bichinhos, borboleta, coração e outros. O tamanho usado geralmente é o de 2″ ou 50mm. Toppers de cupcake são feitos com esse tamanho de furador, por exemplo. Para toppers de docinhos, que devem ser menores, use o furador de 1,5″ ou 35mm.

Prefiro usar apenas duas formas: círculo liso e escalope. Tenho três furadores: círculo escalope 50mm, círculo escalope de 35mm e círculo liso 50mm e um compasso para corte de círculos de 10 a 150 mm de diâmetro (esse ainda estou testando).Conheço bem três marcas: Toke e Crie, a Craft Punch . Lojas de scrap, armarinhos e até algumas papelarias vendem os furadores.

Tudo devidamente impresso e cortado, e agora?
Agora é só montar, colar e usar como você planejou .

Créditos  : Festa Personalizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário