terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Festa econômica - Torta de limão no palito





TORTA DE LIMÃO NO PALITO

Massa:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
100gr de margarina (equivale a 3 colheres de sopa)
2 ovos inteiros + 1 gema

Modo de fazer:

Numa bacia, faça uma cova na farinha de trigo e vá adicionando os demais ingredientes. Amasse bem e deixe descansar coberta com plástico, na geladeira.

Recheio para torta:

1 lata de leite condensado
suco de 2 limões

Cobertura:

1 pote de creme de leite fresco (nata) 300gr

Outros:

Palitos de sorvete ou garfinhos de madeira (de comer bolo)

500 gr de chocolate ao leite cobertura ***

Modo de preparar:

Com a massa descansada, forre o fundo e os lados de uma forma de fundo removível. Fure com um garfo e leve ao forno pré aquecido por uns 15 ou até dourar levemente.
À parte, misture o leite condensado com o limão e reserve.
Bata o creme de leite fresco com 1 colher de açúcar, até o ponto de chantily firme. Reserve

Com a massa assada e fria, remova-a da forma. Coloque o recheio de limão e cubra com o chantily, alisando a superfície. Marque com uma faca as fatias da torta, que serão transformados em picolé. Na base de cada fatia, espete o palito ou garfo de madeira (observe a foto no alto). Leve ao freezer por 1 hora.
Passado esse tempo, retire a torta do freezer e corte as fatias, separando-as levemente. Não corte antes, porque estará mole e nem passe de 1 hora porque estará dura demais, para cortar.

Feito isso, deixe a torta no freezer até o dia seguinte, para congelar completamente.

Fazendo os picolés..

Derreta o chocolate em banho maria.
Vá banhando indivualmente cada picolé, deixando o chocolate escorrer. Se endurecer um pouco, aqueça novamente o chocolate e continue o trabalho. O ideal é deixar a vasilha do chocolate no banho maria desligado e se precisar liga o fogo.

Coloque todos os picolés (rende 8 unid) lado a lado em papel alumínio. Coloque o chocolate que restou em um saquinho, corte a ponta e faça riscos sobre cada picolé. Leve novamente ao freezer.

Obs. Para consumir, basta retirar do freezer alguns minutos antes de servir. Ele fica meio congelado, como um sorvete. Também pode deixar na geladeira, aí fica como torta apenas, e não como picolé.

Espero que gostem!!!!

2 comentários: