sábado, 10 de dezembro de 2016

Receitas econômicas para ceia de Natal



Gelatina Natalina
Ingredientes:

1 Embalagem de gelatina de framboesa
Gelatina em pó sem sabor (24g cada)
1 Embalagem de gelatina de limão
Água quente e fria
1 Lata de leite condensado

Modo de preparo :

Unte  um refratário com óleo de cozinha. Passe um pouquinho com a ajuda de um papel toalha e espalhe bem. Não se preocupa que não vai ficar gosto nenhum. Prepare as gelatinas coloridas conforme a instrução da embalagem. (menos os 50ml de água)
Para preparar a parte branca dos nossos quadradinhos, pegue uma vasilha média e coloque lá dentro os outros DOIS pacotinhos de gelatina incolor, mais 1/2 xícara de água fria. Deixe por um minutinho até que a gelatina hidrate, depois, coloque mais 1 xícara de água quente e uma lata de leite condensado.
Misturar água com o leite condensado vai fazer com que a gelatina branca fique bem macia e com uma textura gostosa, em vez de ficar dura.
Com todas as suas misturas em temperatura ambiente e os potinhos preparados, chegou a hora de montar os seus quadradinhos. Comece colocando a gelatina colorida nas vasilhas, deixando uma altura de mais ou menos meio dedo.
Depois, coloque as vasilhas na geladeira por no mínimo 30min, até que quando você tocar a gelatina, ela já não grude na sua mão. Por ser uma camada fininha de gelatina, não vai demorar para que ela fique no ponto.
Depois, despeje com cuidado a gelatina branca, tentando deixar todas as camadas do mesmo tamanho, e volta para a geladeira. A gelatina branca vai endurecer mais rápido que as coloridas, então em uns 20min já dá para colocar a outra camada.
Despeje a gelatina de outra cor com cuidado em cima da branca, e volta pra geladeira. Vai fazendo isso até um acabar: a gelatina ou o espaço na forma.
Quando colocar a última camada, deixe a gelatina por um bom tempo na geladeira, para firmar bem. No mínimo 3h. Quando for desinformar, desgrude as beiradas da gelatina da forma com a ajuda de uma faca, e com cuidado, vire o prato em cima de uma forma, dando umas balançadas para baixo para a gelatina desgrudar do fundo.
Use uma faca grande para cortar os cubinhos. Depois, decore com chantilly, decorando os seus quadradinhos de gelatina natalina, finalizando com frutas a gosto.

Dicas:
Pode fazer as gelatinas coloridas com a quantidade normal de água e acrescentar meio pacotinho (6g) de gelatina sem sabor em cada embalagem da gelatina colorida.


Salpicão tradicional com bacon

Ingredientes:

150g de bacon picado
1 maçã-verde picada
3 xícaras (chá) de frango cozido desfiado
2 batatas em cubos cozida
1 cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de uva-passa branca sem sementes
1/2 xícara (chá) de uva-passa preta sem sementes
1 talo de salsão picado
1 pote pequeno de maionese (250g)
Sal a gosto
Folhas de alface para decorar

Modo de preparo:
Coloque o bacon em uma frigideira antiaderente, em fogo médio e frite o bacon na própria gordura até dourar. Escorra e reserve. Coloque em uma tigela a maçã, o frango desfiado, a batata, a cenoura, a uva-passa branca e a preta, o salsão, a maionese, tempere com sal e misture. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos. Retire e transfira para uma travessa forrada com folhas de alface. Polvilhe com o bacon para servir.


Torta de sorvete com Nutella

Ingredientes da Torta de sorvete com Nutella
1 litro de sorvete sabor creme
1 pacote de biscoito recheado tipo tortinha sabor chocolate picado (160g)
1 xícara (chá) de Nutella
Biscoitos recheados tipo tortinha sabor chocolate para decorar

Modo de preparo
Retire o sorvete do congelador 15 minutos antes de utilizar.
Em uma fôrma de bolo inglês média forrada com filme plástico,
intercale camadas de sorvete e de biscoitos, terminando em sorvete.
Leve ao congelador por 15 minutos. Desenforme, retire o filme e cubra com a Nutella®.
Decore com biscoitos e sirva em seguida.



Farofa natalina

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de bacon picado
1 cebola picada
1 talo de salsão picado
1/2 xícara (chá) de uva-passa preta
1/2 xícara (chá) de damasco picado
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
1 xícara (chá) de nozes picadas
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo:
Aqueça uma panela com a manteiga e frite o bacon até dourar. Adicione a cebola, o salsão e refogue por 2 minutos. Acrescente a uva-passa, o damasco, a farinha, as nozes, sal e cheiro-verde e misture bem. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.

Um comentário: