quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Faça Você Mesma Bolos Deliciosos




Bolo Trufado

massa:
1/2 xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) cacau em pó
1/3 xícara açúcar
4 ovos
80g manteiga, derretida
recheio:
450g chocolate amargo
2 xícaras creme de leite
6 gemas
1/3 xícara de açúcar

Comece pela massa. Peneire a farinha + cacau três vezes e reserve. Na batedeira, bata o açúcar e os ovos por 8-10min, ou até ficar um creme claro e fofo, e triplicar o volume. Cuidadosamente, coloque a mistura de farinha, e então a manteiga. Despeje numa forma redonda de 20cm, untado dos lados, e com o fundo forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido por 25 min. Enquanto o bolo assa, faça o recheio. Coloque o chocolate picado e o creme de leite numa panela, e sobre o fogo baixo, mexa até derreter, reserve. Leve em banho-maria as gemas e o açúcar, e bata com um fouet por 6 min, ou até engrossar e ficar cremoso. Cuidadosamente, junte a mistura do chocolate à mistura dos ovos e bata por mais 6 min, ou até esfriar. Leve à geladeira por 30 min. Depois que o bolo estiver assado e frio, retire-o da forma, e corte ao meio, horizontalmente, claro. Coloque a metade dentro de um aro de 20cm, e derrame metade do recheio, cubra com a outra metade do bolo, e então despeje o restante do recheio. Leve para gelar por 5 horas. Depois que desenformar, você pode deixar a cobertura e laterais mais lisa, usando uma faca aquecida em água quente, não esqueça de secar a faca antes de passar sobre o bolo.




BOLO COM RECHEIO DE BRIGADEIRO BRANCO, CHANTILY E MORANGOS

Ingredientes

Pão-de-ló
6 ovos
1 colher de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 ml de água quente
1 colher de (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer
Na batedeira bata as claras em neve, em seguida coloque as gemas e o açúcar, depois de batido coloque aos poucos e vai alternando a água com a farinha de trigo na mistura e por último coloque o fermento em pó. Unte com manteiga e farinha de trigo duas formas de aro 20 ou uma de aro 35. Depois leve ao forno 180º por 30 min. aproximadamente. Ou até que o teste do palito saia seco.

1º Recheio de brigadeiro branco
2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de manteiga
Leve os ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, quando começar a endurecer desligar o fogo. Está pronto o recheio.

2º Recheio de chantily e morangos
1 caixinha de chantily bem geladinho
2 caixinhas de morangos bem lavados
2 colheres de açúcar
Coloque os morangos cortados num refratário com o açúcar, deixe uns 15 min. Reserve
Na batedeira bata o chantily por 5 min. e misture com os morangos cortados tire a água dos morangos antes de misturar no chantily. Misture a água na calda para molhar o bolo.

Calda para molhar o bolo
1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
gotinhas de essência de baunilha
Fazer uma calda para molhar o bolo.

Cobertura
1 caixinha de chantily bem geladinho
Morangos para enfeitar
Bate na batedeira o chantily por uns 5 min.
Depois é só montar o bolo.

Para a montagem:
Coloque a fatia de bolo em um prato e molhe com a calda, recheie com o brigadeiro branco.Coloque a segunda fatia de bolo molhe com a calda e coloque o 2º recheio de chantily com os morangos. Cubra com a cobertura de chantily e decore com morangos inteiros. Deixe na geladeira por 2 horas e sirva gelado.

Um comentário: